sexta-feira, 22 de abril de 2016

Você sabe o que é a Aurora Boreal?

Aurora boreal ou austral cria imagens incríveis no céu
http://zip.net/bgqVGS
Trata-se de um fenômeno que ocorre nas regiões polares do norte do planeta Terra, além de outros, como Júpiter, Saturno e Marte. A aurora boreal pode ser vista durante a noite ou no final da tarde, e são vistos, a olho nu, luzes coloridas e brilhantes, geralmente avermelhadas e esverdeadas.

A aurora boreal toma a forma de arcos homogêneos junto ao horizonte, bandas irregulares que se unem para formar as auroras móveis em forma de cortina, semelhantes a nuvens com limites pouco nítidos, raios que se separam formando leque.

Também há formação de uma coroa boreal brilhante, formada no zênite magnético, onde parecem convergir todos os raios e luz difusa. A altura da aurora boreal oscila entre os 100 a 120 km, embora nas regiões ainda iluminadas pelo sol possam aparecer abaixo dos 80 km ou acima de 1000 km.
A intensidade luminosa das auroras é muito variável, irregular e pulsante. A cor é, muitas vezes, esverdeada porque corresponde ao espectro de oxigênio.

A aurora boreal ocorre devido ao contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta. Aurora boreal foi um nome criado pelo cientista Galileu Galilei, no ano de 1619, por causa de uma deusa romana do amanhecer, chamada de Aurora, e de seu filho, chamado Bóreas.

A aurora boreal ocorre geralmente nos meses de setembro a outubro, e de março a abril, épocas de maior atividade das manchas solares. No hemisfério sul, a aurora boreal é conhecida como aurora austral. A aurora boreal pode ser reproduzida artificialmente, por exemplo, através de explosões nucleares ou em laboratório.

No nosso planeta é possível ver esses fenômenos na Noruega, Suécia, Finlândia, Islândia, Alasca, Canadá, Groenlândia, Escócia, Rússia e Ilhas Faroé.
Fonte: http://www.significados.com.br/aurora-boreal

Planeta terra visto do espaço com aurora boreal


Sequências de tempo lapso de fotografias tiradas pela tripulação das expedições 28 e 29 a bordo da Estação Espacial Internacional, de agosto a outubro, de 2011, a uma altitude de cerca de 350 km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário