segunda-feira, 24 de abril de 2017

Pérola Bensabath entrevista o escritor Rogério Fernandes

Foto: Gabriel
1 - Como você encontrou a Comunidade Elos Literários?
 Rogério Fernandes: Primeiramente minha gratidão por esta entrevista. Fiquei muito feliz. Lembro-me que estava diagramando a quarta edição da Revista Criticartes e perguntei ao escritor Davi Roballo, que faz parte do meu Conselho Editorial, quem ele indicaria para uma entrevista. Ele disse-me que conhecia uma mulher incrível na Bahia e que era responsável por uma comunidade muito expressiva, a Elos Literários, que tive o privilégio em conhecer e a admirar as manifestações subjetivas e poéticas de seus elos escritores.

2 - Quem é o Rogério, o homem por trás da Revista Criticartes?
Rogério Fernandes: Talvez seja, esta, uma das perguntas mais difíceis para qualquer ser humano responder. Lembrei-me de Borges agora. Sou uma pessoa simples, com hábitos simples e uma preferência por flores simples. Meu desejo é fazer as coisas de forma excelente... Como sofro com minha contingência e limitações (risos). Exijo muito de mim mesmo e reflito sobre meus erros e acertos. Prefiro a companhia de pessoas sensatas e que nunca, ou quase sempre, reclamam da vida. Sou apaixonado pela astronomia e pela vastidão silenciosa do universo. Na arte, amo o surrealismo. Meus preferidos são Jacek Yerka e Emil Alzamora.

3 - Seu nome completo é Rogério Fernandes Lemes. No Facebook também usas CISO. Qual o significado?
Rogério Fernandes: Meu nome artístico é Rogério Fernandes e a sigla CiSo é a junção das palavras Ciências Sociais. Mas criei isso apenas para meu perfil no Facebook.

4 - E a Revista Criticartes, como surgiu a ideia da criação?
Rogério Fernandes: Em 2008 o meu blog Criticartes como uma espécie de um diário filosófico de manifestações subjetivas. Apenas amigos mais próximos acessavam e deixavam raros comentários. Em 2013 fui eleito como membro da Academia Douradense de Letras e da Academia de Letras do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul. Estes eventos colocaram-me em contato com centenas de escritores pelo Brasil e alguns países latinos e lusófonos. Como trabalho há mais de 15 anos como designer gráfico resolvi criar uma revista literária digital e totalmente gratuita, a partir das tecnologias disponíveis. O objetivo da Revista Criticartes é a divulgação e a interação entre autores e leitores. O resultado foi muito bem aceito. Após um ano de criação contamos com a participação de todo o Brasil e de onze países. O sucesso da Criticartes está no carinho, confiança, divulgação e participação dos escritores que, literalmente, sentem-se parte desta grande família literária, bem como, o cuidado editorial para apresentação de um periódico bonito e muito bem diagramado.

5 - Sei que você já comprou sua passagem para vir para a festa de lançamento da Elos 6 em maio e esta coordenadora o convidou para cantar no show. Na ocasião a Revista Criticartes receberá o “troféu Elos Literários de Comunicação”. Qual a sua expectativa?
Rogério Fernandes: A melhor possível. Entendo que o evento em Salvador consagrará a Revista Criticartes como um veículo de comunicação totalmente comprometido com a literatura brasileira. É uma sensação de gratidão e de relevância social. 

6 - Responda com uma palavra:
- romantismo ou racionalidade? Racionalidade com toques de romantismo.
- branco, matizado ou preto? Matizado.
- flores ou perfume? O perfume das flores.
- ler ou escrever? Ler.
- prosa ou verso? Prosa.

7 - Nos fale sobre o amor universal.
Rogério Fernandes: O amor universal é absoluto. Independe das concepções subjetivas. Aproximar-se dele é uma constante refletida em nosso aprendizado e na aplicação prática em nosso cotidiano. Ao sermos receptivos à sua aproximação elevamos nossa compreensão da interconexão de todos ao Todo; da interdependência das pequenas ações; da empatia pelo ‘outro’; da contemplação do mistério da existência, da finitude e da condição humana: a solidão. O amor universal é um dínamo capaz de transformar a mais sólida estrutura molecular em sentimento de paz e integração. O amor universal é um dom gratuito à espera de uma consciência grata.

8 - Qual a entrevista de maior repercussão que você já fez?
Rogério Fernandes: Todas as entrevistas que fiz foram igualmente tratadas com muito carinho, dedicação e cuidado na elaboração das perguntas. No entanto, a entrevista da quinta edição da Revista Criticartes foi muito comentada. Meu entrevistado foi o fundador da Academia de Letras do Brasil, o Doutor Mário Carabajal. Foi, também, a entrevista mais extensa, com trinta páginas. Com a devida autorização diminuímos o texto sintetizando os principais pensamentos do entrevistado. Minha última entrevistada foi com a filósofa Viviane Mosé e a edição será lançada no dia 15 de janeiro de 2017.

9 - E as Coletâneas Elos Literários?
Rogério Fernandes: Como respondi na primeira pergunta conheci a Coletânea Elos Literários recentemente. Ainda não tive o prazer de tê-la em minhas mãos. Acompanho as publicações dos Elos Escritores na comunidade do Facebook. Concluo parabenizando a você Pérola pelo seu brilhante trabalho, juntamente com toda sua valorosa equipe editorial. Tenha a Revista Criticartes como uma parceira, na divulgação da Coletânea Elos Literários, bem como, as produções de seus Elos Escritores. Fraternalmente, Rogério Fernandes Lemes.

BIOGRAFIA
ROGÉRIO FERNANDES é o nome artístico de Rogério Fernandes Lemes nascido na cidade de Amambai, MS no dia 13 de maio de 1976. É filho de Valdir dos Santos Lemes e de Izaura Fernandes Lemes. Casado e pai de dois filhos. Reside em Dourados, MS. É servidor público estadual formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). É membro da Academia Douradense de Letras e da Academia de Letras do Brasil/Seccional MS e associado da União Brasileira de Escritores em Mato Grosso do Sul (UBEMS). Publicou “Amambai com poesia” (2013), seu primeiro livro de poemas em homenagem à sua terra natal e, “Subjetividade na Pós-modernidade” (2015) um livro recorde de vendas no MS. É o idealizador e Editor-Chefe da Revista Criticartes e da Biblio Editora. Em 2017 foi o responsável pela Vernissage do Festival Literário Internacional de Dourados (FLID 2017). Também em 2017 foi o Coordenador da Academia Douradense de Letras Jovem. Publica na Revista Pazes.

3 comentários:

  1. Parabéns Rogério por esta bela entrevista. Foi bom conhecer um pouco mais de você.Sucesso sempre.AbraçoSys

    ResponderExcluir
  2. Parabéns caro confrade. Estás abrindo fronteiras com sua dedicação.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Rogério! o homem é eterno quando o seu trabalho permanece! A arte existe porque so a vida é pouco!!!
    Um abraço desde as Minas Gerais!!!

    ResponderExcluir