quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Três vírgula quatro graus na escala Richter

Espetáculo teatral se apresenta em duas sessões em Dourados

Foto: Mariana Arndt
A Companhia Teatral OFIT apresenta no Teatro no Teatro Municipal de Dourados o espetáculo “Três vírgula quatro graus na escala Richter”. O texto inédito, escrito pelo dramaturgo Éder Rodrigues, especialmente para a montagem da Companhia. O 6º espetáculo da Companhia OFIT traz uma linguagem contemporânea, inspirado na estética pós-dramática e pretende fazer uma releitura de temas familiares, sem limitá-los a qualquer conflito específico. Para abordar o assunto, a direção usa a metáfora dos abalos (sísmicos) a que estamos submetidos que na montagem ganham contornos expressivos com forte apelo visual, tanto na estética proposta como para os elementos.

A realização “Três virgula quatro graus na escala Richter” é uma iniciativa da OFIT por meio do Fomento da Secretaria Estadual de Cultura e Cidadania de MS. A peça recebeu o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz em 2015 - cumpriu 04 (quatro) temporadas no Teatro Prosa em Campo Grande. Segundo o diretor, Nill Amaral, “a realização das apresentações tem um efeito positivo para a continuidade da produção que busca cada vez mais aprimorar o trabalho. Com essas apresentações, busca-se um salto de qualidade, um amadurecimento na produção e, também, a liberdade para pesquisar pontos que não seriam conquistados em poucas apresentações, uma vez que, em Mato Grosso do Sul não existe a tradição em temporadas continuadas o que dificulta ajustar pontos em uma obra com poucas apresentações”. Ainda segundo o diretor, “A receptividade do público nas temporadas anteriores, não só contabilizou em quantidade, mas crescimento em cada apresentação e a forte reação que eles têm sobre tema tratado na obra”. 

Sinopse
A senhora Madona toma uma decisão importante que irá mudar o curso das relações estabelecidas no seio familiar. Para não recuar da secular decisão, ela contrata um serviço especializado em despedidas. O que parecia simples e instantâneo, acaba revelando um jogo de representações, papéis e coisas nunca ditas que ameaçam abalar sensivelmente as tradicionais estruturas de nossas certezas. Cada passo dentro dessa casa é um pouco de nossas fragilidades e esquecimentos que desaba.
O Diretor Geral Nill Amaral

Relação entre o real e o ficcional na obra 
O espetáculo “Três virgula quatro graus na escala Richter” tem sua pesquisa centrada sobre as bases do Teatro Performativo, termo cunhado pela canadense Josette Féral. A montagem trabalha em uma zona de fronteira, entre a representação e apresentação, no limiar entre ator e personagem, explorando simultaneidades de ações, fragmentações e a não-linearidade dramatúrgica, evidentemente preservando e cultivando a criação de sentido para o espectador, por meio de uma proposta de dramaturgia complexa e inovadora de Éder Rodrigues, onde a trama aos poucos vai se revelando através do universo de relação da mãe com cada um de seus filhos e com seu marido. O texto abusa de um jogo metafórico/poético e a distância colocada na trama entre o real, o ficcional e o teatral impõe ares surrealistas ao espetáculo e, portanto, o coloca em ligação com o absurdo.

Principais obras da OFIT
Desde sua criação em 2003, a Companhia Oficina de Interpretação Teatral – OFIT tem como foco de desenvolvimento do seu trabalho a pesquisa de linguagens e vias inovadoras, como forma de tencionar e refletir sobre as inquietações e preocupações contemporâneas. A Companhia tem um trabalho contínuo em longo prazo, constrói e forma possibilidades de encontro com o público por meio de suas ações. Sua atuação na cena sul-mato-grossense engloba tanto a montagem de clássicos do teatro como a criação de dramaturgias próprias, interligadas aos anseios do grupo e aos contextos emergentes.

Dentre as suas principais produções, destacam-se: “Três vírgula quatro graus na escala Richter” (2015) de Éder Rodrigues, adaptação da “Gota d' Água” (2012) - a partir do original de Chico Buarque e Paulo Pontes; “A Serpente” (2010), de Nelson Rodrigues; “Fala comigo doce como a chuva” (2011), de Tennessee Williams “No gosto doce e amargo das coisas de que somos feitos”, inspirada na obra de Clarice Lispector (2007) “Adélias” (2004), espetáculo teatral inspirado na obra de Adélia Prado e produzido com as internas do Instituto Penal Feminino Irmã Irma Zorzi. 

Paralelo ao circuito de produções, em 2013, também realizou a “1ª edição da Mostra de Teatro OFIT Cena Contemporânea”, evento que possibilitou a exibição de espetáculos nacionais com diferentes estéticas, e que fortaleceu o intercâmbio entre a cena teatral sul-mato-grossense com outras cidades brasileiras, principalmente com produções da cidade de São Paulo e Rio de Janeiro, regiões apontadas como referência na produção teatral atual.

Elenco
Nádja Mitidiero, Dheime Winter, Leandro Faria, Geraldo Saldanha, Camila Schneider, Aline Calixto
Direção Geral
Fotografia
Mariana Arndt 
Serviço - Espetáculo
“Três vírgulas quatro graus na Escala Richter”
Classificação
12 anos
Local
Teatro Municipal de Dourados 
Data
01 e 02/02/2018 (quinta e sexta)
Horário
20 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário