domingo, 17 de junho de 2018

O pulo do gato na universidade

Imagem: https://4.bp.blogspot.com

Entre os dias 25, 26 e 27 de junho, acontecem na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Dourados, o VI Encontro de Pesquisa na Pós-Graduação de Letras; o VIII Congresso Nacional de Estudos Linguísticos e Literários de Mato Grosso do Sul; o IX Encontro de Pesquisa na Graduação de Letras; e, o I Encontro do ProfLetras. O evento anteriormente marcado para os dias 28, 29 e 30 de maio foi adiado devido à greve nacional dos caminhoneiros.

É com muita satisfação que recebemos o convite da Professora Doutora Zélia Nolasco para participar, como palestrante, de um minicurso de quatro horas no dia 26, das 13 às 17h, com o tema: “Passo a passo: como elaborar um artigo científico”.

A temática do CNELLMS 2018 será “Letras: teoria e prática”. Trata-se de um esforço na formação e complementação de conhecimentos teóricos e práticos voltados aos acadêmicos, uma parceria da UEMS com grupos de pesquisa e Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul e do Brasil.
Um legado importante do evento, na área da Literatura, é a valorização das obras literárias dos escritores sul-mato-grossenses. 

O fortalecimento dos grupos de pesquisa e das bases científicas da área de Letras no Estado; a interação entre pesquisadores das áreas de Linguística e Literatura e acadêmicos de MS; a possibilidade de intercâmbio entre pesquisadores e estudantes da graduação em Letras; a divulgação de trabalhos científicos através de mesas redondas e minicursos são alguns dos objetivos específicos propostos por seus organizadores.

Entre tantos nomes renomados, e ciente de tão grande responsabilidade, é que preparamos um cronograma simplificado para a formatação e apresentação de trabalhos científicos em conformidade com as “temidas” normas da ABNT, que tem tirado o sono de muitos acadêmicos. No entanto essas preocupações são desfeitas a partir da aprendizagem de corretas informações e alguns minutos de exercícios editoriais.

Faremos não apenas uma apresentação teórica sobre a estrutura de um artigo científico, as suas especificações de formatação, que variam de instituição para instituição, mas também exercícios práticos. Para tal, selecionamos um texto publicado na internet e que utilizaremos como base para toda formatação necessária, incluindo paginação, espaçamentos, configurações necessárias para uma excelente apresentação gráfica de um trabalho acadêmico. E o mais importante de tudo isso: de uma forma simples, assim como administrar uma conta em uma rede social.

Uma dica importante é retirar toda a formação do texto, o que chamamos de texto puro. Depois que seu artigo estiver inteiramente digitado, selecione, copie e cole em um bloco de notas. Para quem utiliza o Windows, assim como eu, basta digitar no local de pesquisa: notepad e teclar Enter. Esse procedimento remove toda e qualquer formatação do texto, o que permite retorná-lo a um novo documento do seu editor de texto e trabalhar com tranquilidade.

As normas da ABNT são relativamente simples em sua compreensão, mas exigem constante leitura e prática. Resumidamente, a formatação mais comum para um artigo científico está em torno do seguinte conjunto de ações: fonte utilizada: Times New Roman ou Arial, tamanho 12 para o texto e 10 ou 11 para citações; letras na cor preta e tamanho do papel em A4, ou 21 por 29,7 centímetros; o espaçamento entre linhas é de 1,5 para o texto e espaçamento simples para as citações.

No dia 26 de junho, após vários exercícios de formatação de texto e a mentalização das ações previstas nas normas da ABNT, faremos a seguinte proposição: “como seria prático se pudéssemos digitar nosso artigo científico e depois clicar em apenas um botão e, como num passe de mágica... voilà! A formatação rápida e pronta para alguns ajustes finos. Ah, como seria maravilhoso!

Parece até um comercial da década de 90 onde vendedores, desesperados, vendiam não apenas uma faca japonesa, mas 399. No caso de nosso minicurso será possível dizer aos acadêmicos: “Sim! Agora você pode! Exatamente dessa forma”. E como faremos isso? Através do recurso de gravação de macros. Mas isso é matéria para o minicurso do dia 26. Até lá!

O Autor



ROGÉRIO FERNANDES LEMES nasceu em Amambai, MS, no dia 13 de maio de 1976. Formado em Ciências Sociais. Publicou “Amambai com poesia” (Poemas, 2013); “Subjetividade na pós-modernidade” (Crônicas, 2015); “As aventuras de Nicolas e o robô do espaço” (Literatura infantil, 2017); e, “Palavras amontoadas” (Poemas, 2018). É membro da Academia Douradense de Letras e membro Correspondente da Academia Gloriense de Letras, em Sergipe. Idealizador da Academia Amambaiense de Letras. Atual Vice-Presidente da União Brasileira de Escritores no MS. Criador da Revista Criticartes e da Biblio Editora. Organizador das Antologias Criticartes e da Coletânea Mato Grosso do Sul 40 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário